Quando a gente começa a trabalhar com SEO – Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca) acaba deixando alguns detalhes passarem despercebidos. Porém fique tranquilo, pois ainda dá tempo de mudar muita coisa que já foi feita.
E para ajudar você, encontramos uma lista de cinco erros que muita gente comete com SEO, mas que são fáceis de reverter. A lista foi criada pelo desenvolvedor e dono da Semper Plugins, Michael Torbert.
Cinco erros de SEO fáceis de reverter
1.Não usar corretamente as palavras-chave
Muitos webmasters ficam preocupados em serem banidos das ferramentas de buscas por usarem palavras-chave consideradas spam. Por isso limitam o uso de das palavras-chave em sua página. Desde que o seu conteúdo soe natural e seja de fácil leitura, as chances são de que você não esteja utilizando em excesso as palavras chave.
Tenha certeza de que as suas palavras-chave estarão incluídas no primeiro e último paragrafo, nos seus títulos e nas meta tags.
2.Tentar enganar as ferramentas de busca
As ferramentas de busca são muito mais sofisticadas do que a gente imagina. Elas reconhecem e penalizam textos escondidos, palavras-chave spam e cloaking (técnica classificada como Black Hat SEO que serve para mostrar um conteúdo para o usuário e outro para os buscadores). Todas essas práticas só servem para baixar seu page ranking e podem fazer com que seu site seja banido das ferramentas de busca.
3.Usar Flash
É verdade que teve uma época em que os sites que usavam Flash eram incríveis. Mas isso é coisa do passado. Hoje sites que usam apresentações em Flash podem ter seus page ranking derrubados. Isso acontece pois as Search Engine Spiders não leem esse tipo de conteúdo e por isso não reconhecem.
4.Usar o nome da sua empresa no título
A menos que você esteja trabalhando a marca da sua empresa, o nome dela não deve ser o único elemento na Title Tag. Você pode até incluir, porém é importante usar as palavras-chave de cada página do seu site. Isso ajuda as ferramentas de busca a identificar todas as páginas do site.
5.Utilizar uma Splash Page
Uma Splash Page é uma página com gráficos grandes ou com a logo da empresa e um link para entrar no site. Essa é uma estratégia ruim por várias razões:
- Não existem palavras-chave na página e por isso nada para ser indexado;
- Na página existe apenas um link interno que direciona para o site;
Resumindo
No geral, a menos que você esteja tentando ser mais esperto que as ferramentas de busca e utilizar táticas consideradas black hat, a maioria dos erros citados acima são reversíveis. Se você já cometeu algum deles, basta corrigir! Por isso reserve um tempo em sua agenda para avaliar sua estratégia de SEO e eliminar de vez os erros.