Desenvolvimento

Como um dashboard pode melhorar resultados?

Você sabe o que é dashboard? Se você não sabe, continue lendo esse texto, pois essa ferramenta vai te ajudar muito a organizar as métricas da sua empresa de forma fácil e rápida. O dashboard é um painel de indicadores que oferece informações de forma rápida e relevante, com foco em um objetivo específico. Com informações representadas através de gráficos ou indicadores de desempenho, o objetivo dessa ferramenta é consolidar os dados mais relevantes. Isso ajuda sua empresa na tomada de decisões.

Explicando de forma simples, o dashboard é um painel cheio de dados relevantes e acaba se tornando uma importante ferramenta de gestão, pois exibe tudo de forma prática, clara e objetiva. O resultado são tomadas de decisão mais rápidas, baseadas nos dados apresentados.

Um exemplo de ferramenta de dashboard é o Google Data Studio. O interessante é que essa ferramenta pode se conectar a diversas fontes de dados (Google Analytics, Google Adwords, Planilhas Google, bancos de dados MySQL e PostgreSQL, entre outros) e por estar vinculada a um banco de dados, permite que o relatório seja constantemente atualizado. Em um mercado tão competitivo como o de hoje, precisamos de informações em tempo real e isso facilita o trabalho de quem precisa de dados sempre atuais e de forma emergencial.

Agora eu te pergunto: Você sabe como usar essa ferramenta a seu favor? Veja abaixo duas sugestões:

1. Você pode usar o dashboard para acompanhar os indicadores das buscas que levam usuários ao seu site, de maneira rápida, ao invés de ter que seguir uma série de passos para visualizar a informação no Google Analytics.

Acompanhamento de palavras-chave

2. Utilizando os dados do Facebook juntamente com o acompanhamento de eventos do Google Analytics é possivel fazer uma referência cruzada e entender melhor o impacto de uma ação de marketing feita na sua página.

 Resumo Campanhas Facebook utlizando o acompanhamento de eventos do Google Analytics

Fique atento!

O dashboard não deve conter todos os dados da empresa, porque senão, você e sua equipe vão demorar muito para avaliar os dados. Ele deve ser objetivo e reunir os indicadores mais relevantes para que se possa tomar ações rápidas. A palavra-chave aqui é eficácia.

about Raphael

Formado em Sistemas de Informação e com grande experiência em HTML5, PHP, CSS e SQL atua na Criação de Sites, Desenvolvimento de Soluções Especializadas para a Web, além de Implementação e Análise de Analytics. É o nosso Mestre Jedi do WordPress, capaz de tirar do papel qualquer idéia de forma primorosa.