Desenvolvimento

Como otimizar a velocidade do site?

otimizar a velocidade do siteJá falamos aqui sobre a importância de ter um site otimizado para melhorar o seu ranking nos mecanismos de buscas, certo? Falamos também como é possível verificar a velocidade deles. Agora vamos falar sobre quais medidas você pode tomar para otimizar a velocidade do seu site, caso ele esteja precisando. É verdade que todas as ferramentas de teste que indicamos já oferecem dicas do que deve ser melhorado. Mas mesmo assim, existem algumas outras ações que podem ser feitas.

Dicas de como otimizar a velocidade do site:

Aproveite o cache do navegador

Você consegue aproveitar o cache do navegador, definindo uma data de validade ou de uma idade máxima nos cabeçalhos de HTTP para recursos estáticos. Essa ação, faz com que o navegador carregue os recursos transferidos anteriormente a partir do disco local e não por meio da rede e isso ajuda a deixar sua página mais rápida.

Minifique CSS, Javascript e HTML

A técnica de minificar (ou tornar mais leve) se constitui em tirar espaços desnecessários (espaços, tabulações, linhas em branco) e comentários dos arquivos. Isso diminui consideravelmente seu tamanho. Existem algumas ferramentas para isso: Autoptimize, Better WordPress Minify e W3 Total Cache.

Compactação gzip

Essa é uma ótima opção para quem tem muitos arquivos em seu site. O  gzip comprime todos os arquivos e isso ajuda a reduzir o tempo de transferência de arquivos em 70%.
Verifique se você já usa essa ferramenta e caso ainda não esteja ativo no site, fique ligado: é necessário alterar o .htacess dentro da pasta public_html ou utilizando plugins como W3 Total Cache e WP Performance Score Booster.

Use uma Rede de Distribuição de Conteúdo

As Redes de Distribuição de Conteúdo (Content Delivery Network, ou CDN) trabalham em conjunto para regionalizar o armazenamento dos dados. O trabalho delas  é distribuir o conteúdo por servidores em todo o mundo, assim quando um usuário acessa seu site, ele se conecta ao servidor mais próximo, tornando o acesso muito mais rápido.

Otimize as imagens

As imagens normalmente correspondem por mais da metade do tráfego de um site. E esse geralmente é um dos fatores que mais prejudica o carregamento das páginas. Desde o tamanho dos arquivos, a quantidade e até seu formato podem deixar um site mais lento. Por isso peça ajuda ao designer para que ele crie artes ou prepare as fotos para um formato adequado para web. No photoshop, por exemplo, existe a opção de exportar para web, porém caso você precise de ferramentas gratuitas, pode usar o Smush.it . Ele reduz o tamanho das imagens sem perder qualidade. Ele ainda possui plugin para WordPress que otimiza as imagens na hora que você faz o upload e ainda permite otimizar todas as imagens que já foram enviadas.

 

Depois de aprender isso tudo, coloque essas ações em prática e volte a fazer o teste de velocidade. Não esqueça que as vezes são necessárias mais melhorias para deixar seu site mais rápido.

 

 

about Raphael

Formado em Sistemas de Informação e com grande experiência em HTML5, PHP, CSS e SQL atua na Criação de Sites, Desenvolvimento de Soluções Especializadas para a Web, além de Implementação e Análise de Analytics. É o nosso Mestre Jedi do WordPress, capaz de tirar do papel qualquer idéia de forma primorosa.