Marketing Digital

Manual das melhores práticas para as redes sociais

Manual das melhores práticas para as redes sociaisVocê já parou para pensar em como você interage nas redes sociais? comenta um vídeo ali, posta uma foto aqui, comenta um post interessante etc. Tudo isso é bem normal no dia a dia de quem tem Facebook, Instagram e Twitter, certo?

Mas você já parou para pensar que hoje em dia as redes sociais não são usadas apenas para diversão? Muitas empresas as utilizam para avaliar candidatos e até mesmo as pessoas que já são funcionários. Como se comportam, o que postam e compartilham pode ser decisivo para grandes empresas. E hoje em dia é muito fácil encontrar as pessoas através das redes sociais.

De acordo com o site We Are Social, atualmente cerca de 3.8 bilhões de pessoas tem acesso a internet, enquanto que o número de usuários ativos de redes sociais é de mais de 2.7 bilhões e a expectativa é que esse valor aumente. E você sabe quais são as mais usadas?

redes sociais mais usadas

Com esses números em mãos, não é de se espantar que a equipe de RH ou até mesmo os responsáveis pelo recrutamento confiram como é que seus futuros funcionários se comportam nas redes! Agora vem a pergunta chave dessa postagem: Como você se comporta no Facebook, Instagram e Twitter?

Pensando nisso,  a empresa norte-americana, Sterling Talent Solutions (especializada em verificação de antecedentes para empresas)  criou uma lista com algumas dicas do que fazer e o que não fazer nas rede sociais.

  • Evite postar informações ou fotos inapropriadas. Mantenha eles em modo privado ou não poste mesmo!
  • Evite postas fotos de atributos físicos.
  • Pense antes de postar alguma coisa. Se você pretende ser contratado por alguma empresa, faça posts estratégicos que possam chamar a atenção dessa empresa.
  • Mude sua foto de perfil e não deixe a padrão das redes sociais.

  • Use as redes sociais para expandir sua rede profissional e compartilhar conhecimento na sua área de atuação.
  • Participe de grupos e discussões do Linkedin e Facebook.
  • Caso suas redes sociais não sejam profissionais, lembre-se de colocar todas em privado.
  • Quando for postar escreva corretamente e verifique a gramática.
  • Quando estiver a procura de emprego, atualize seu Linkedin com palavras-chave e cursos que você fez específicos da sua área.
  • Siga e interaja com empresas que sejam da sua área nas redes.
  • Mantenha em sua rede social, um histórico profissional de empresas onde passou e onde trabalha atualmente.
  • Busque nas redes sociais de empresas vagas de emprego

Tudo o que você posta, comenta, compartilha e curte permanece online e todo mundo pode ver, incluindo seu atual ou futuro empregador e colegas de trabalho. Qualquer foto, comentário ofensivo, críticas contra pessoas ou empresas podem ser usadas contra você no futuro.

about renata

Formada em Jornalismo e Sistemas da Informação com diversos cursos nas áreas de SEO e Mídias Sociais, atua em Otimização de Conteúdo para Ferramentas de Busca, Gerenciamento de Mídias Sociais, Elaboração de Conteúdo, Assessoria de Imprensa, Design focado em Mídias Sociais além de Planejamento de Presença Digital. É a grande Criativa e Social Media Wizard da empresa.