Marketing Digital

O que e quando postar no Facebook?

o que postar no FacebookQuem trabalha com mídia social sabe o quão difícil é gerenciar a página de uma empresa no Facebook. Além dos posts, é preciso engajar os fans, atrair novos seguidores, aumentar a movimentação da página, responder as dúvidas e sugestões, gerar leads etc. Ou seja, são várias atividades que devem ser realizadas sempre.

Saber o que postar no momento exato ajuda muito nessa hora!

 

Por isso encontramos no site a empresa Agora Pulse uma lista bem completa com tudo o que pode ser postado separado pelos dias da semana. Confere abaixo:

Segunda – feira

o que postar na segunda-feira no Facebook

Esse é um dia um tanto complicado na vida de muita gente. É o início da semana e seus seguidores podem estar precisando de um empurrãozinho para dar aquela animada. Por isso eles sugerem três estilos de posts:

  • Faça parcerias com outras empresas do seu nicho. Junte-se com uma empresa que ofereceça um produto/serviço complementar ao seu e se ajudem. Seja escrevendo um post ou apenas marcando no seus post isso irá ajudar ambas empresas a aumentarem o número de seguidores.
  • Compartilhe uma dica – Segunda é um dia em que as pessoas estão mais focadas no trabalho, por isso sugerir uma dica relacionada a sua área é uma boa ideia para atrair mais curtidas.
  • Monday Motivation – Taí uma hashtag que vale a pena ser usada. Pense no que pode motivar seu seguidores e crie em cima disso. Se você trabalha na área da beleza, por exemplo, pode criar um post incentivando seus seguidores a cuidar mais da pele. Enfim, use a criatividade!

Terça – feira

Na terça-feira o humor dos usuários do Facebook não muda muito do dia anterior, então o que fazer?

  • Crie um concurso – Se você tiver algum concurso para lançar esse é o melhor dia para começar, pois você aproveita o resto da semana para captar participantes e ainda pode apresentar o resultado no final de semana.
  • Divulgue postagens em seu blog – Se você tem um blog esse é o dia perfeito para compartilhar seu novo post. Apesar das taxas de engajamento serem mais baixas, você pode impulsionar durante a semana e atingir um bom número de pessoas.
  • Faça Questionamentos – Aproveite a terça para fazer perguntas aos seus seguidores. Você pode perguntar quais tipos de post eles querem mais, se gostam do seu conteúdo ou até mesmo pedir que façam perguntas que podem ser respondidas na semana seguinte em uma live. Trabalhe a interação com seus seguidores .

Quarta-feira

Esse dia é mais conhecido na internet como o Hump Day. Mas você sabe porque? Hump Day é  um termo informal usado nos EUA que designa o meio da semana de trabalho. É uma alusão às corcovas de um camelo. Significa que você já conseguiu subir até a segunda corcova (hump), então você sobreviveu até o meio da semana, sendo assim, vai aguentar até o final!

  • Compartilhe sabedoria – Você já ouviu falar da #WednesdayWisdom ?  É uma popular hashtag usada por especialistas em negócios. Então aproveite o dia para compartilhar um pouco do que você sabe com seus seguidores.

Quinta-feira

Quinta é o dia de pensar no final de semana e por isso post relacionados a trabalho perdem um pouco o engajamento. É um ótimo dia para mostrar um pouco do lado humano da sua marca ou empresa com as hashtags mais legais da semana!

  • Thankful Thursday – É um dia de mostrar agradecimento por algo. Aproveite esse dia para mostrar que sua marca trabalha bem a responsabilidade social. Apresente resultados de trabalhos sociais realizados e atualize seus seguidores com as boas ações realizadas.
  • Throwback Thursday – Essa é bem conhecida dos brasileiros e faz muito sucesso em quase todas as redes sociais. É uma hashtags para relembrar momentos bons! Compartilhe fotos antigas da sua empresa como por exemplo, o dia de inauguração, fase de testes de um produto que faz sucesso, um evento que sua equipe participou etc.

Sexta-feira

Aproveite que o final de semana está chegando e faça post que chame a atenção do seus seguidores de uma forma bem positiva.

  • Compartilhe cupons de desconto ou apresente promoções – Como as pessoas estão de bom humor, já que o final de semana vem ai, essa é uma ótima oportunidade para divulgar promoções ou descontos em seus serviços que podem durar o final de semana todo.
  • ConcursosConcursos funcionam muito bem nas sextas-feiras. Você pode começar um que vai durar o final de semana ou apenas divulgar o resultado nesse dia. Mas nunca esqueça de montar tudo com calma para não ter problemas na frente.

Final de Semana 

o que postar no final de semana no Facebook

Nos finais de semana as pessoas aproveitam para relaxar e se divertir, por isso não pense em postar nada relacionado a trabalho nesses dias. Porém, se você trabalha com alimentação, esse é o seu dia de chamar a atenção!

Outras áreas também podem trabalhar de uma forma positiva o final de semana. Se você gerencia as redes sociais de um hotel ou uma loja, pode aproveitar para compartilhar fotos de pessoas na piscina, caminhando pelas dependências, fazendo compras etc.

Ficou sem ideias? Corre pra cá que a gente te ajuda!

É verdade que chega uma hora na vida de todo social media que as ideias vão diminuindo e você começa a entrar em desespero, certo? Por isso, fizemos uma lista de sugestões que podem te ajudar quando dá um branco na mente:

  • Aproveite um dia comemorativo e faça um post celebrando essa data (dê uma olhada no nosso post sobre o assunto). Não precisa trabalhar apenas feriados comuns, pode ser algo divertido também, desde que tenha a ver com a alma da empresa.
  • Republique posts antigos com novas textos e imagens. Uma boa ideia é usar uma hashtag como a #ICYMI (in case you missed it – caso você tenha perdido)
  • Leia os comentários dos seus seguidores e responda alguns deles com um post exclusivo.
  • Compartilhe testemunhos de clientes.

 

E lembre-se: É sempre importante montar uma estratégia de publicação. Isso ajuda na hora da criação e deixa seus seguidores na expectativa das próximas postagens. Fique sempre atento aos detalhes e nunca esqueça que seu público não quer ver posts promocionais todos os dias. É sempre bom lembrar a eles o que você pode oferecer, mas não exagere!

about renata

Formada em Jornalismo e Sistemas da Informação com diversos cursos nas áreas de SEO e Mídias Sociais, atua em Otimização de Conteúdo para Ferramentas de Busca, Gerenciamento de Mídias Sociais, Elaboração de Conteúdo, Assessoria de Imprensa, Design focado em Mídias Sociais além de Planejamento de Presença Digital. É a grande Criativa e Social Media Wizard da empresa.